Paulo Coelho

Stories & Reflections

Vinte anos depois: No Lago Baikal

Author: Paulo Coelho

A frase é de Pablo Picasso: “Deus é, sobretudo, um artista. Ele inventou a girafa, o elefante, a formiga. Na verdade, Ele nunca procurou seguir um estilo – simplesmente foi fazendo tudo aquilo que tinha vontade de fazer”.

Nossa vontade de andar que cria nosso caminho – entretanto, quando comeí§amos a jornada em direí§í£o ao sonho, sentimos muito medo, como se fí´ssemos obrigados a fazer tudo certinho.

Afinal, se vivemos vidas diferentes, quem foi que inventou o padrí£o do “tudo certinho?”

Se Deus fez a girafa, o elefante e a formiga, e nós procuramos viver í  Sua imagem e semelhaní§a, por que temos que seguir um modelo? O modelo í s vezes nos serve para evitar repetir erros estúpidos que outros já cometeram, mas normalmente é uma prisí£o que nos obriga a repetir sempre aquilo que todos fazem.

Ser coerente é precisar usar sempre a gravata combinando com a meia. É ser obrigado a manter, amanhí£, as mesmas opiniíµes que vocíª tinha hoje. E o movimento do mundo – onde fica?

Desde que ní£o prejudique ninguém, mude de opinií£o de vez em quando, e caia em contradií§í£o sem se envergonhar disso. Vocíª tem este direito; ní£o importa o que os outros ví£o pensar – porque eles ví£o pensar de qualquer maneira.

Quando decidimos agir, alguns excessos acontecem. Diz um velho ditado culinário: “para fazer uma omelete é preciso, primeiro, quebrar o ovo”. Também é natural que surjam conflitos inesperados.

É natural que surjam feridas no decorrer destes conflitos. As feridas passam: permanecem apenas as cicatrizes.

Isto é uma bíªní§í£o. Estas cicatrizes ficam conosco o resto da vida, e ví£o nos ajudar muito. Se em algum momento – por comodismo ou qualquer outra razí£o – a vontade de voltar ao passado for grande, basta olhar para elas.

As cicatrizes ví£o nos mostrar a marca das algemas, ví£o nos lembrar os horrores da prisí£o – e continuaremos caminhando para frente.

Por isso, relaxe. Deixe o Universo se movimentar a sua volta, e descubra a alegria de ser uma surpresa para vocíª mesmo. “Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios”, diz Sí£o Paulo.

Um Guerreiro da Luz nota que certos momentos se repetem; com freqüíªncia ele se víª diante dos mesmos problemas, e enfrenta situaí§íµes que já havia enfrentado anteriormente.

Entí£o fica deprimido. Comeí§a a achar que é incapaz de progredir na vida, já que as mesmas coisas que viveu do passado estí£o acontecendo de novo.

“Já passei por isso”, ele reclama com seu coraí§í£o. “Realmente, vocíª já passou”, responde o coraí§í£o. “Mas nunca ultrapassou”.

O Guerreiro entí£o passa a ter consciíªncia que as experiíªncias repetidas tem uma finalidade; ensinar-lhe o que ainda ní£o aprendeu. Ele dá sempre uma soluí§í£o diferente para cada luta repetida – e ní£o considera suas falhas como erros, mas como passos em direí§í£o ao encontro consigo mesmo.

Frases sobre erros

Se me enganas uma vez, a culpa é tua. Se me enganas duas vezes, a culpa é minha (Anaxágoras)

Se pudesse viver de novo a minha vida, cometeria os mesmos erros – só que muito mais cedo (Tallulah Bankhead)

O caminho para o sucesso é dobrar a taxa de erros (Thomas Watson)

Enquanto ní£o tiveres conhecido o Inferno, o Paraí­so ní£o será bastante bom para ti (provérbio curdo)

Errar é humano, mas faz vocíª sentir-se divino! (Mae West)

Fazer o que está certo ní£o é o problema; o problema é saber o que está certo (Lyndon Johnson)

Nem tudo que dá certo é certo (David Capistrano)

Prefiro um erro que me divirta, a um acerto que me entristeí§a (William Shakespeare)

Próximo texto: 07.06.06

P.S: Estimado leitor,

Durante esta caminhada, que está enchendo minha alma de experiíªncias interessantí­ssimas, um dos momentos mais mágicos é quando chega a noite e posso ler os comentários no blog. Embora ní£o tenha como responder a todos, saibam que é muití­ssimo importante para mim entender que ní£o estou só neste caminho. Muito obrigado pelo apoio e pelas palavras e idéias que estí£o sendo gravadas em meu coraí§í£o.

Paulo Coelho

Subscribe to Blog

Join 16.9K other subscribers

Stories & Reflections

Social

Paulo Coelho Foundation

Gifts, keepsakes and other souvenirs

Souvenirs