Paulo Coelho

Stories & Reflections

Edií§í£o nº 141: Quinto pecado capital – gula

Author: Paulo Coelho

Segundo o dicionário: substantivo feminino, do Latim gula. Excesso na comida e bebida; avidez, gulodice.

Segundo a Igreja Católica:desejo desordenado pelo prazer conectado com comida ou bebida. Ní£o se deve cortejar alimentos que atacam a saúde. Ní£o se deve dar mais atení§í£o í  comida do que aos que nos acompanham. A intoxicaí§í£o injustificada é uma completa perda da razí£o e um pecado mortal.

Segundo Peter de Vries: A gula é um distúrbio; significa que algo está nos devorando por dentro.

Do “Verba Seniorum”(A sabedoria dos Antigos): O abade Pastor passeava com um monge de Sceta, quando foram convidados para comer. O dono da casa, honrado pela presení§a dos padres, mandou servir o que havia de melhor.

Entretanto, o monge estava no perí­odo de jejum; quando a comida chegou, pegou uma ervilha, e mastigou-a lentamente. E nada mais comeu.

Na saí­da, o abade Pastor conversou com ele:

– Irmí£o, quando for visitar alguém, ní£o torne a sua santidade uma ofensa. Da próxima vez que estiver em jejum, ní£o aceite convites para jantar.

Receita de fí­gado de ganso com trufas: Limpa-se o fí­gado de ganso impecavelmente, corta-se o fí­gado e as trufas em quadradinhos pequenos. Forra-se totalmente uma terrina pequena e alta com várias tiras pequenas de toucinho (estas tiras devem ser finí­ssimas). Temperam-se com um pouco de sal e pimenta e espalham-se por cima alguns bocadinhos de trufas.Píµem-se os restantes bocadinhos de fí­gado e de trufas em camadas sucessivas. Fecha-se a terrina hermeticamente com ajuda de uma tira de massa feita de farinha e água e leva-se o foie gras a cozer em banho-maria no forno durante 50 a 60 minutos.Depois desta operaí§í£o coloca-se um peso por cima para a pasta ficar compacta.

A fome no mundo: O número de pessoas famintas nos paí­ses em desenvolvimento deve ir dos atuais 777 milhíµes para cerca de 440 milhíµes em 2030. Isso significa que a meta da Cúpula Mundial de Alimentaí§í£o acertada em 1996, de diminuir pela metade o número de pessoas famintas em relaí§í£o aos ní­veis verificados em 1990-92 (815 milhíµes), ní£o será atingida nem mesmo em 2030. ífrica subsaariana é motivo de grande preocupaí§í£o porque o número de pessoas cronicamente subnutridas só cairá provavelmente dos atuais 194 milhíµes para 183 milhíµes em 2030 ( Fonte: relatório da FAO – Agricultura mundial: rumo a 2015/2030)

Em uma história sufi: Um padeiro queria conhecer Uways, e este foi í  padaria disfarí§ado de mendigo. Comeí§ou a comer um pí£o, o padeiro espancou-o e atirou-o na rua.

– Louco! – disse um discí­pulo que chegava – ní£o víª que expulsou o mestre que queria conhecer?

Arrependido, o padeiro foi perguntou o que podia fazer para que o perdoasse. Uways pediu que convidasse a ele e seus discí­pulos para comer.

O padeiro levou-os até um excelente restaurante, e pediu os pratos mais caros.

– Assim distinguimos o homem bom do homem mau – disse Uways para os discí­pulos, no meio do almoí§o. – Este homem é capaz de gastar dez moedas de ouro num banquete porque sou célebre, mas é incapaz de dar um pí£o para alimentar um mendigo com fome.

Comentário do Tao Te King: Trinta raios unem-se no cubo formando uma roda. Mas é seu vazio central que permite a utilizaí§í£o do carro.Modelai o barro para fazer um jarro. Recortai no espaí§o vazio das paredes portas e janelas a fim de que um quarto possa ser usado.

Dessa forma o ser produz o útil mas é o vazio que o torna eficaz.

(a seguir: Inveja)

Subscribe to Blog

Join 16.9K other subscribers

Stories & Reflections

Social

Paulo Coelho Foundation

Gifts, keepsakes and other souvenirs

Souvenirs