Em busca do líder perfeito

Um leitor me envia um questionário. Nele, apresenta o perfil de três líderes mundiais que viveram na mesma época, e pergunta se é possível escolher o melhor através dos seguintes dados;

Candidato A: foi ligado a curandeiros, consultava astrólogos com freqüência. Possuía duas amantes. Sua mulher era lésbica. Fumava muito. Bebia de oito a dez martinis por dia.

Candidato B: não conseguia permanecer no emprego, por causa de sua arrogância. Dormia a manhã inteira. Usou ópio no colégio, e sempre foi considerado um mau aluno. Bebia um copo de conhaque todas as manhãs.

Candidato C
: foi condecorado como herói. Era vegetariano. Não fumava. Tinha uma disciplina exemplar. Ocasionalmente bebia uma cerveja. Permaneceu com a mesma mulher nos seus momentos de glória e nos seus momentos de derrota.

E qual a resposta?

A] Franklin Delano Roosevelt. B] Winston Churchill. C] Adolf Hitler.

O que é liderança então? A enciclopédia define como a capacidade de um indivíduo para motivar outros em busca de um mesmo objetivo. As livrarias estão cheias de textos a esse respeito, e normalmente os líderes são pintados com cores brilhantes, atributos invejáveis, ideais supremos. O líder está para a sociedade como o “mestre” está para a espiritualidade. Entretanto isso não é absolutamente verdade (em ambos os casos).

O nosso grande problema, principalmente em um mundo que se torna cada vez mais fundamentalista, é não permitir que as pessoas em posição de destaque tenham erros humanos. Estamos sempre em busca do governante perfeito. Estamos sempre atrás de um pastor que nos dirija e nos ajude a encontrar nosso caminho.

Na verdade, as grandes revoluções e os grandes avanços da humanidade foram provocados por gente igual a todos nós.
Tudo que precisamos é ter coragem de tomar uma decisão-chave em um momento difícil.

Comments

  1. Jociely Priscila Schmidt says:

    “Faça oque eu digo não faça oque eu faço”
    Espírito de liderança a pessoa ja nasce com isso…
    Os melhores para mim são os que te motivão a fazer coisas boas e a ser melhor…Paulo Coelho sempre me fez através de seus livros eu me sentir melhor e me fez ser alguem melhor por isso o considero também uma espécie de líder…mesmo que ele nao queira ele é.

  2. Eduardo says:

    Ótimo post! As pessoas normalmente idealizam os lideres como pessoas perfeitas sem nenhum defeito, todos temos defeitos.
    E principalmente, os lideres não nascem sabendo.

  3. Robson Barbosa says:

    gostei bastante da leitura.. e estou de acordo com o pensamento, podemos contruir um “hoje” melhor e amanhã será consequncia disso. Tudo depende do quanto estamos dispostos a arriscar, a tentar, a ter uma atitude inovadora… e se errarmos? Erraremos conciente que somos todos seres humanos.

  4. Roberta says:

    E se tentarmos ser justos ao invés de perfeitos? Obrigada PC por compartilhar, obrigada leitores pela sinceridade.

  5. vico says:

    Que difícil es tener el coraje, pero yo sigo leyendole,algún día encontrare ese coraje. saludos!!

  6. andreus says:

    Isso só prova como pessoas “imperfeitas”, de certo modo são melhores que as ditas “perfeitas”. Ótimo texto.

  7. Acredito que todo mundo é líder, estamos trocando experiências sem percerber. Mesmo sem saber é certo que somos referência de liderança para alguém…

    Gostei da Reflexão Paulo !
    Forte Abraço

  8. Le decisioni nella vita vengono spesso prese dopo aver fatto degli errori, poi c’è chi come me non impara mai. Un beijos.

  9. Salve Paulo;

    O único cara perfeito que existiu foi pregado em uma cruz.

    1. Gonçalo says:

      Desculpe a minha indecência mas como se consegue acreditar em algo que não se consegue provar. Eu gostava de acreditar, de ter simplesmente fé em algo superior, só que sem provas torna-se dificil, mas isso sou eu.

  10. Rafael says:

    Mas como vamos seguir, ou ter como líder uma pessoa que diga não fuma, sendo que o líder fuma; que diga se beber não dirija, mas o líder bebe e dirige. O próprio líder se torna contraditorio. Claro que não queremos líder perfeitos, mas que sejam coerentes em seus ensinamentos e em seus atos. Para que tenhamos em quem se espelhar e ter orgulho de ser discipulo deste mestre.

    Abcs,
    Rafa.

  11. maristela luzia figueiredo says:

    viver a cada instantes, ler,viajar,acreditar que tudo é posivel! muito obrigado por vc existir! vc é fantástico!!!

  12. orlando marcos fioratti says:

    quem sabe eu conheço um monte de guerreiros da luz, e nao sabia!

  13. yrai schmalb says:

    é fantastico como tudo q vc escreve acaba de alguma forma penetrando em nossas vidas…! me identifico muito com essas historias..! nunca li livros tao bons quanto os em q vc fala de amor …! Brida, o alquimista sao fantasticos; meus livros de cabeceira rsrsrs…! xauzinhu

  14. Mary says:

    Saudades do PC…mas aonde mesmo termina essa história?? Seria exatamente onde começa!?

    Muito bom estar visitando seu blog novamente…mas espero um novo livro…daqueles pra vida toda…ou ainda, algo mais! Bjs

  15. Nicolau A. Henz says:

    Tentar. Errar. Voltar a tentar. Errar. Fazer. Refazer. Mas nunca deixar de tentar.

    Como sempre seus textos penetram nossas almas.

    Obrigado.