Em minha opinião, a solidão é o pior de todos os males. Ao contrário da fome, da sede e da doença, que quando nos atingem, nos forçam a tomar uma atitude, a solidão muitas vezes se mascara com uma aura de virtude e renúncia.
Mas hoje estou sozinho porque assim escolhi.
É um dia especial para mim; caminho a pé pelo suave outono europeu, desço uma grande avenida, passo por pessoas que conversam sobre almas ou tabacarias. Caminho por Lisboa; subo até o castelo de São Jorge, olho o Tejo, o Atlântico, e procuro não pensar em nada.
Daqui a pouco o sol vai nascer no Brasil, e as livrarias estarão abrindo, e meu novo livro encontrará pela primeira vez a mão de um leitor. Depois de tantos títulos publicados, talvez imaginem que já estou acostumado com isso.Mas não estou, graças a Deus. Ainda sinto a mesma excitação e entusiasmo quando “O Diário de um mago” foi publicado há 20 anos atrás.
Pego este caderno no meu bolso e começo a escrever; além de entusiasmo e excitação, também estou sentindo medo?
Paro, escuto o vento nas árvores, reflito bem, e escrevo: “não, não estou com medo”. Sou neste momento uma mistura de mãe que está dando luz a um bebê, ou como um pai que aceita, finalmente, que sua filha vá morar fora de casa com o namorado.
“Penso em como o leitor vai reagir?” anoto no caderno.
De novo escuto o vento, e vem a resposta: claro. Afinal de contas, coloquei ali o melhor de mim, e como todo mundo, quero que meu amor seja compreendido. Um grande místico dominicano do século XIV, conhecido como Mestre Eckhart, disse certa vez: sou um homem, e faz parte da condição humana compartilhar isso com os outros homens. Tudo que olhei e vi, experimentei em minha caminhada do hotel até esse castelo, foram tentativas de dividir um pouco a visão de vida de cada um. Os ladrilhos nas fachadas das casas, os desenhos da catedral de Santa Maria Maior, o silêncio das pessoas que rezavam, o homem que tocava seu acordeom em uma ladeira, alheio a tudo que se passava ao seu redor. Artesões do passado e do presente, tentando dizer: eis o que penso, como sou.
Há cinco dias entramos no outono europeu, embora ainda faça calor. Mas o inverno vai chegar, o frio deve ser implacável, e as árvores que neste momento ainda estão cheias de folhas, suspirarão de tristeza quando estas caírem. Deverão dizer: “jamais seremos como antes”.
Ainda bem. Ou então, qual o sentido de renovar-se? As próximas folhas terão sua personalidade própria, pertencem a um novo verão que se aproxima, e que nunca poderá ser igual ao verão que passou.
Viver é mudar - esta é a lição que as estações nos ensinam. Também as folhas de cada novo livro me transformam.
Seria um pouco de arrogância dizer que não preciso provar mais nada a mim mesmo? Talvez não seja arrogância, mas com toda certeza é uma tolice. Embora já tenha uma história para contar se tivesse netos, aquele que vive apenas dos sucessos passados, perdeu o sentido da vida.
Olho de novo o rio Tejo, e me lembro de alguns versos de Fernando Pessoa:
Pelo Tejo vai-se para o mundo. Ninguém nunca pensou no que há para além do rio de minha aldeia. O rio de minha aldeia não faz pensar em nada; quem está ao pé dele está só ao pé dele.
São as últimas horas em que o rio de minha aldeia - o meu novo livro - pertence apenas a mim. E procurarei ficar ao seu lado, sem pensar em nada, olhando Lisboa, escutando os sinos, os cachorros, os pregões, o riso das crianças, as conversas dos turistas. Pareço uma criança, e não me envergonho de estar tão excitado. Peço a Deus que me conserve assim.


O MOMENTO ANTERIOR AO COMBATE REALMENTE INSPIRA NERVOSISMO, MAS O IMPORTANTE É QUE QUANDO ESTE COMBATE É INICIADO, VOCÊ SABE LUTAR COM SUA MAIS PODEROSA ARMA: A PALAVRA. VOCÊ ESTÁ DE PARABÉNS PELO EXCELENTE TRABALHO, SEM SE DEIXAR PARALISAR PELA CRÍTICA (COMO VOCÊ MESMO DIZ), E AO MESMO TEMPO CARREGAR CONSIGO O ENTUSIASMO DE ESTAR COLOCANDO A NOSSA DISPOSIÇÃO UM TRABALHO TÃO BONITO.
Obrigada e parabéns pelo seu belo trabalho literário que cada vez mais mostra sua grandeza como ser humano e o quanto contribui na construção de um mundo melhor,com mais paz e generosidade entre as pessoas, povos e Nações.
Opá , Bão?!!
Fico vendo vc falar desses lugares que vc vai , ÔÔ inveja viu , mas deixa pra lá .
Que vc tenha muita sorte com seu novo livro e que suas expectativas sejam superadas em dobro.
abrço
seu fã numero 1
Você já deve ter ouvido isto milhões de vezes em todo o mundo, mas ainda assim tenho que dizer que me surpreendo toda vêz que leio qualquer coisa sua, sejam os posts deste blog, ou os artigos nos jornais, emfim…
Você tem a habilidade(ou seria o dom?) de tocar as pessoas profundamente - pelo menos todas as que eu conheço.
E é incrível como boa parte das coisas escritas por ti parecem que foram feitas para mim!
Bom, diante disso, eu só tenho de agradecer por você nos proporcionar um trabalho tão bom e enriquecedor(já que não é tão fácil achar algo que nos faça crescer mental e espiritualmente hoje em dia).
Até.
a solidão como foi colocada no texto, é uma coisa que para mim tenho que trabalhar, ao mesmo tempo que a venero, quero ela longe. Me faz bem e me faz mal. De todos os males foi a única que ainda me resolvi se a venero ou nao! falo com pessoas que nao quero, faço coisas da qual sou obrigada e não entendo o porque, mas sou madura e sei que muitas coisas as quais fico, é porque tenho algo a aprender.Minha cabeça voa mais rápido do que meu corpo, e isto de certa forma me trás a solidão,estranho mas é verdade.Não consigo dialogar com pessoas da mesma idade do que eu, e só tenho 27 anos…Parece que eu vivo num mundo diferente, ou elas é que são estranhas sei lá,em plena cidade grande habitando no castelo de São Jorge!!!
[quote comment="376"]Opá , Bão?!!
Fico vendo vc falar desses lugares que vc vai , ÔÔ inveja viu , mas deixa pra lá .
Que vc tenha muita sorte com seu novo livro e que suas expectativas sejam superadas em dobro.
abrço
seu fã numero 1[/quote]
Olha que também sou!
Li comentário de um leitor,e digo:também sonho com Lisboa,deve ser linda,e por isso ajuda a inspirar o nosso escritor PAULO COÊLHO.Felicidades; e que Deus lhe conceda muitos anos de vida.
Um Simples Admirador.
..bem o que tenho a dizer sobre a solidão…é que na verdade entre a calmaria de nossa voz e no acolhimento de nosso lar ou algum lugar que inspira a tranquilidade, nunca estaremos só, se tivermos a vontade de escutar, poderemos comungar de conselhos, e mensagens de nosso criador…
ah…respeito, belissímo o conto…
parabéns
Oi Paulo,
Desde que li esse texto achei-o lindo, verdadeiro! Faz com que nos transportemos para seu lado, tal a transparência que você passa nos seus sentimentos mais puros de inocência, amor, ansiedade, dúvida, satisfação, alegria, saudade.
Obrigada de poder usufruir dessa beleza que você transmite
através da sua literatura. Faz minha alma beber vida.
Todos nós, na minha opinião, que entramos aqui neste blog
lendo e comentando seus livros compartilhamos de compreensão
semelhantes a respeito de espiritualidade, diversas.
Foi muito bom a criação desse espaço, permitindo-nos maior contato com um ser humano e escritor de seu nível intelectual e espiritual. Prá mim isso é grandeza de alma.
Cada um entende e “vê” de uma forma, mas quando você fala
da solidão entre virtude e renúncia eu também acho ser assim, só que sinto que acontece isso pela ausência do complemento que também não é a falta de alegrias, da beleza;
mas a simples falta do complemento e só, tudo isso.
Gostaria muitíssimo e quem sabe um dia, quando vier novamente ao Rio, se eu ainda continuar morando nesta cidade
e praticamente ao lado, soube a pouco; você pudesse autografar meus livros - os que tenho.
Quando você foi a Stos., talvez a dez anos atrás ( não estou
lembrada ao certo se foi p/ autografar algum lançamento ou p/ dar alguma palestra ) eu estava programada em ir, deveria ter ido, mas não sei porque não deu certo. Foi isso
mesmo ou por essa época foi em São Paulo? Enfim, sei que ia naõ fui , mas terei muita alegria quando puder ver meus livros autografados.
Aproveito para desejar Feliz Natal a você e sua família e a todos seus companheiros de trabalho desse blog, orkut e etc…
Bjs.
Mari.
“a solidão é fera
a solidão devora
é amiga das horas prima-irmã do tempo
e faz nossos relógios
caminharem lentos
causando descompasso em meu coração”.
Alceu Valença, grande compositor brasileiro, orgulho nacional.
Quando estou só, procuro músicas que digam da solidão
E assim menos sozinha eu me sinto.
A solidão só tem remédio quando compartilhada por outro.
Só tem sentido quando queremos mesmo estar sozinhos, e preferimos o silêncio à palavra.
Paulo,
é muito importante poder estar sempre contando com a sua presença em minha vida, independente através de que forma isto aconteça.
Abraços,
Leonardo bustamante
Em Lisboa, pela manhã o frio era imenso, os carros tinham uma capa de gelo e o vento arrepiava o nosso corpo. No entanto, também havia alguns raios de sol a aquecer os transeuntes e os vagabundos.
O sol alegrava a alma das pessoas e o seu contraste com o frio, criava uma imagem mágica. Pensei: «o Natal está mesmo à porta».
Precisava de comprar alguns presentes, os que faltam, mas também sinto falta de rezar uma oração a desejar um mundo mais pacífico, mais humanizado, mais contemplativo, enfim, mais amoroso.
Sentei-me num banco de jardim: à minha frente, o rio Tejo provava-me que pequenas gotas de água numa nascente, com o tempo, unidas, conseguem criar rios imensos, capazes de alterar paisagens e mudar o quotidiano de pessoas.
Olhei mais uma vez à minha volta, e como uma gota de água numa nascente, individualmente orei, unindo-me a um riacho que começa pequeno, mas que mais à frente poderá se juntar a outros (os de outras crenças) e fazer toda a diferença no dia de Natal.
Um Feliz Natal para Todos
DESEJO A VC PAULO E A TODOS OS AMIGOS GUERREIROS DA LUZ UM ARMONIOSO FELIZ NATAL E …
2007 LUAS PLATINADAS
2007 SOIS DE ALEGRIA
2007 FORÇAS ENCONTRADAS
2007 VOLTS DE ENERGIA
2007 DINEHIROS RECEBIDOS
2007 BEIJOS NA BOCA
2007 SURPRESAS BOAS
2007 SONHOS CONCEDIDOS
2007 TEMPOS DE PAZ
2007 SITUAÇOES DE EUFORIA
2007 ABRAÇOS APERTADOS
2007 CARINHOS REDOBRADOS
2007 RAZOES PARA HARMONIA
2007 HISTORIAS PRA CONTAR
2007 FLORES PARA REGAR
2007 FUTUROS POR CHEGAR
2007 OPORTUNIDADES PARA BRILHAR
2007 SUCESSOS PARA COMEMORAR
2007 OPÇOES PARA VIAJAR
2007 FESTAS PARA BADALAR
2007 AMIGOS NA REALIDADE
…enfim, desejo que você tenha
2007 ótimos motivos para ser feliz de verdade
Meu querido Paulo Coelho,uma vez mais nao me surpreendo consigo…porque serà?Talvez porque de cada vez que vocé se envolve em alguma coisa so podiam sair dai grandes liçoes de vida;palavas tao capazes de tocar todos os comuns mortais e… os invulgares mortais que ainda nao se deram ao trabalho de ler as suas obras nao sabem o que perdem.Estive a assistir um destes dias ao seu programa no canal infinito sobre a peregrinaçao a santiago…obrigado pela frase: o segredo da vida é caires oito vezes e levantares te nove!Vendo as coisas com a sua clarividencia,faz me acreditar que apos cada queda eu vou ter sempre coragem para me levantar so para que as vezes em que me levanto estejam sempre a frente das vezes que caio!Ontem recebi o seu mail com o conto de Natal…o meu dia ontem foi para esquecer,foi super dificil e chegar a casa e ver o seu mail aliviou o meu cansaço!Obrigado por,mesmo nao me conhecendo,me tornar os dias mais faceis.Tenha um Santo Natal
Olá Paulo,
realmente, a solidão quando não desejada, é uma dor terrível. Ela tem o dom de mesmo sem termos feito nada de errado, guardarmos o sentimento de culpa.
Mas Graças a Deus, a técnologia está descobrindo remédios para combate-la. Por enquanto é um remédio paliativo. Dando resultados satisfatórios em alguns casos, e em outros, “quebrando o galho”. Este remédio se chama Internet.
Quem sabe, num futuro proxímo, este remédio (através do computador ou de robôs) sejam aperfeiçoados, ou seja; além do som e da imagem, ele nos consiga oferecer o olfato, o tato, o calor, o sentimento, etc.
Eu não duvido da tecnologia!
Caiu no meu email, embora no destino não estava descrito, e agradeço a sorte por ter caído; solicito que não deixe de ler, de vez em quando, o livro que lhe enviei outro dia, aquele que está no endereço do site http://www.algunsensinosdavidahumana.netpagina.com.br e um forte abraço do seu fã.
Gostei da informação que recebi no meu email e tudo de bom para você Paulo Coelho.
oi paulo sou sua super fa, amo os seus livros, cada vez que sai um corro pra comprar e ler. as msgs dos livros sempre diz alguma coisa que me toca muito.
gostaria muito de conhece-lo, seria uma grande honra para mim.
quando sai o proximo livro, estou super anciosa.
desejo que tenha um otimo natal e um maravilhoso ano novo, que coisas maravilhosas aconteça em sua vida. bbjjsss!!! mirian.
Obrigàda Paulo Coelho,por cada livro lindo, escrito até hoje…que para mim,contribuiram para o “declic” ou a abertura da “porta”! Adoro seu estilo de escritura !
Sonho em conhecer-lo pessoalmente,porque creio e festejo a vida,porque vivo e adoro a nossa mae grandiosa !
Sei que faz parte ou é um instrumento para a uniao de muitos… continue a escrever-nos sua sabedoria, suas experiencias…porque é dando que se recebe…
Feliz Natal et Ano Novo !
Que o amor celeste,lhe traga muitas bonitas coisas…assim que ao mundo !
Da parte de uma gande FAN, guerreira et W
[quote comment="393"]Olá Paulo,
realmente, a solidão quando não desejada, é uma dor terrível. Ela tem o dom de mesmo sem termos feito nada de errado, guardarmos o sentimento de culpa.
Mas Graças a Deus, a técnologia está descobrindo remédios para combate-la. Por enquanto é um remédio paliativo. Dando resultados satisfatórios em alguns casos, e em outros, “quebrando o galho”. Este remédio se chama Internet.
Quem sabe, num futuro proxímo, este remédio (através do computador ou de robôs) sejam aperfeiçoados, ou seja; além do som e da imagem, ele nos consiga oferecer o olfato, o tato, o calor, o sentimento, etc.
Eu não duvido da tecnologia![/quote]
Discordo… acredito que nada possa subistituir plenamente a alma e o pulsar de um coração.
Feliz Natal
Me amdmiro DEMAIS com você!
Obrigada Paulo!
Fiquei muito feliz com a mensagem de natal enviada em 22/12. Foi o cartão de Natal mais bonito que recebi, além dos beijos dos meus filhos hoje, noite de natal.
Me emocionou bastante o conto As sandálias de José. O assunto divisão, amor ou vice-versa; acho que só adianta quando estamos dispostos a doar-se e para isso tem que se
ter muito desprendimento e valores pessoais ricos assim como
seu espírito.Desejo uma feliz noite e dia de natal para você, esposa e família.
Que o novo ciclo do ano novo, chegue com muitas bençãos de
Deus, Nossa Senhora e que seu próximo livro tenha as maiores
inspirações sendo um novo bestseller em todos os sentidos.
Que também, nossa amizade cresça e fortaleça, mesmo assim;by blog.
É o que desejo-lhe com carinho,
Beijos,
Mari.
Meu amado… Preciso muuuuito falar com vc… entenda que é muuuito urgente e importante! Se eu não conseguir esse feito, vou acabar achando que vc não existe, afinal é difícil acreditar que exista um “ser” como vc… Será que vc é uma lenda? Espero que exista mesmo e me mande um e-mail pois o que eu tenho pra te dizer é muito importante mesmo
Não, Paulo, as árvores não suspirarão de tristeza quando as folhas cairem. Isso faz parte do ciclo de vida.
Também acredito que não precisará provar mais nada a si mesmo. Parece-me que alcançou um ponto-de-mutação, digamos assim, tomando de empréstimo a expressão de um físico ou de uma filosofia oriental. Apenas chegou num ponto em que não é preciso fazer mais nada; a vida passou a fluir. Eu arriscaria dizer que não é nem preciso trabalho, mas como para mim trabalho é necessidade de vida, ausento-me de dizer isto. Sem espanto, digo que Fernando Pessoa passou junto com o Tejo.”Pareço uma criança, e não me envergonho de estar tão excitado. Peço a Deus que me conserve assim.”
É isso que é. Há momentos assim. Chegamos lá, por vezes.
Um abraço.
Olá Lila,
Talvez eu tenha sido exagerado em imaginar um robô futurista, com formas humanas, programado para adaptar à nossa personalidade e fazer-nos companhia em momentos de solidão indesejada. Mas vi em uma reportagem de tv, onde à reporter, através de sensores acoplado ao seu corpo, entrava em uma casa virtual de um programa de computador, e interagia com os objetos da casa. Mudando o sofá de lugar, ligando e desligando a torneira, abrindo gavetas, etc.
Quem sabe, em breve, sejam aperfeiçoados esses sensores e programas, e com isto, poderemos interagir não somente com os objetos de um programa de computador. Mas sim, com pessoas reais do outro lado da tela. Ou seja, comunicando plenamente, usando todos os sentidos que possuímos, inclusive com o coração e alma.
Quanto ao robô, pode ser que eu tenha lido muito gibi do Pinóquio e ando assistindo muitos filmes de hollywood!
Um 2007 iluminado para Paulo Coelho e todos seus leitores!
Uma musica que ouvi, quando entrava no carro, dela nada sabia, procurei incistentemente, não sei porque, sei que falava num anjo, mas pencei que sonhara…ao fim de varias tentativas e nada.
Um dia falava com a minha irmã sobre anjos e a respeito de tal musica que não aparecia,por fim ela, emprestou-me um livro, O Alquimista, sem aparentemente ter nada a ver com os anjos mas talvês, com a converssa que tivera.
Eu que nunca lera nada, a não ser livros de escola ou manuais técnicos. Li… e nunca mais parei de ler…li todos os livros de Paulo Coelho,seguindo a ordem de publicação.
Continuo a procurar, mais sobre os “anjos”,Já encontrei a tal musica, mas ainda não compreendi, porquê que a minha irmã me emprestou o livro naquela altura se até hoje ainda não o leu?.
Este natal comprei a tua ultima publicação…
Desejo para ti e a tua equipa, umas boas festas
Eu estive no Castelo de S.Jorge , o sol estava se pondo, era fim de verão, realmente é um lugar magico, ficamos ali sentados imaginando nossos antepassados , seus medos e suas esperanças, quando anoiteceu descemos pela rua de paralelepipedos tropeçando de tão envoltos em magia, jantamos sardinhas num trailler e bebemos vinho verde ,ainda posso sentir os cheiros , os sons,havia uma energia solta em volta de nos, faz uns 15 anos mas ainda me lembro…Portugal pode não ter o glamour da França ou Italia, mas tem muito pra ensinar sobre nos mesmos(brasileiros)…
…MAIS UMA VEZ ME SURPREENDO COM SUAS PALAVRAS…E ISSO É MARAVILHOSO,AFINAL,SEMPRE ME SURPREENDO EM ME SURPREENDER COM VOCÊ “PAULO COELHO”…QUERO LHE DESEJAR TODA SORTE E AMOR DO MUNDO…QUE POSSAMOS SEMPRE DIVIDIR ESSES MOMENTOS TÃO INESQUECIVEIS QUE SEMPRE TENHO EM SUA COMPANHIA…QUE VOCÊ POSSA SER SEMPRE ESSE SER DE LUZ QUE ÉS…EU COMO ALGUMAS RARAS PESSOAS QUE CONHEÇO,SOU VICIADO EM SENTIR MEDO…MAS PERCEBI Q O MEDO ESTÁ SENDO SUBSTITUIDO POR CERTEZA….CERTEZA DE QUE MINHA VIDA ESTÁ SENDO TOMADA PELA MÃO DO CRIADOR PAI,DA MÃE QUE ME ALIMENTA…QUE VOCÊ TENHA UM 2007 EXPLENDOROSO…QUE O PAI,QUE A MÃE DIGA AMEM….
RENATO MARINHO.
Concordo plenamente…a solidão é um dos piores males, infelismente foi um dos sentimentos que vim a descubrir a pouco tempo…o seu significado é bastante forte,e para o qual é dificil tomar uma atitude, sei tambem que tudo se deu pelo caminho que escolhi, contudo fico grata pela exprencia, hoje sei qual o seu valor.
A si Paulo Coelho desejo tudo de bom…eu vivo em Lisboa e conheço bem o Castelo, é um lugar mistico cheio de energias positivas…assim como tantos outros lugares em Portugal. Espero que sempre e eternamente nos possa transmitir essa energia que possui…
abraços
Querido Irmão de Luz…
Que A Verdadeira Essência de Cristo Menino se Expanda mais ainda em seu Ser Interior…
Que seu Caminhar de 2007 traga muitos mais Frutos de Luz à sua Vida assim como à nossa querido Irmão.
Eu por cá Caminharei também lançando Sementes de Vida de várias Formas…
Um delas Irmão é Contando Histórias em Vários Locais…Em Portugal, Espanha e Brasil ( RN e Ceará ) …
Desde crianças a Adultos…
Hoje quando Abri seu email, Recebi além das Palavras mais uma História que se Plantou em meu coração. Obrigado do Fundo do Meu Ser Eterno…
Receba um Abraço Forte.
Até Breve Irmão Paulo Coelho
Caro Paulo Coelho,
Parabéns pelo seu conto. É muito legal saber o que passou com você nos momentos antes da saída de um novo livro. Muita coisa nós podemos compreender através da palavra, sobretudo quando estamos sozinhos. Vou tentar ler os seus trabalhos. O último que li foi ainda os 11 minutos.Desejo sucesso para você e espero poder te ver mais uma vez. A única foi lá em Genebra, na Suiça.
PAULO COELHO,
Sempre surpreende-me de forma positiva a maneira que escreve, voçe consegue nos transportar para o seu mundo de uma forma tão real, parece que estamos caminhando junto com voçe em suas peregrinaçoes, cada vez que eu leio eu te admiro muito mais.
abraços, feliz 2007 sucesso com o novo livro
Olá Paulo Coelho!!
A solidão simplesmente não existe para quem tem os livros por companheiros. É de uma elegância indescritível seus cuidados com os leitores de sua obra. Todas essas gentilezas fazem com que você ultrapasse a linha do sucesso universal, que vai além de um estilo impecável de um Machado de Assis ou da criatividade de um Fernando Pessoa. Você é um escritor perene e que faz pensar!!
Força sempre!
Admiração,
Meire Gouvêa
Estranho, mas real: o título do meu novo post é “CanSolidão”.
Quando, pela primeira vez, você citou no texto sobre o Tejo, logo me lembrei de um dos meus favoritos do Pessoa e quase no final você fez referência a ele… é algo encantador!
Fico feliz por mais este canal, por mais este contato, por mais esta experiência fantástica.
PS: Tenho a “obrigação” de fazer com que saiba que o seu amor é compreendido.
Amplexos.
Querido Paulo coelho,
conheci e conheço bem de pertinho a solidão desde que decidi acompanhar meu marido na sua expatriação para a Alemanha. Venho escrevendo para o senhor nesse tempo de exílio voluntário, pois vim a conhecer e ler suas obras nesse país. Hoje estou de “férias no nosso Brasil”. Trago comigo suas palavras nos momentos que reluto em voltar para esse “outro mundo”. E desejo do fundo da minha alma que o senhor continua a preencher o que há de mais dolorido para o ser humano: a solidão! É muito bom viajar conhecer novos lugares e principalmente Portugal que pediu para ser esquecido…ou seja disfarçar sua missão… Muita luz e obrigada por existir,
Cecilia
Bão ?
Agradeça mesmo muito a Deus por conservar esse seu entusiasmo e exitação .
As conquistas , são muito importantes para vc e em geral é uma caracteristica dos homens ; ser conquistador.Mas vc esta mais experiente e já conhece melhor o caminho para a conquista.
É como um Cara que ,conquistador de mulheres , se percebe mais velho e se pergunta se tem o mesmo charme de quando mais moço,fica exitado na hora do flerte pois quer ter a confirmação.ele sabe que nao é mais o mesmo ,mais isso nao é importante,o que procura é nao perder o sentido de sua vida e encarar o vazio que traz a solidão.
Desculpem essas bobagens que escrevi mas foi o que entendi sobre o texto do Paulo Coelho.
mantenha-se sempre assim paulo , pois precisamos muito de suas liçoes e incentivos.
abrço do seu fã numero 1
Agradesço ao Criador, irmãos, por nos dar oportunidade de escolher, de pensar e agir…de ver os reflexos de nossas angustias, ambições, medos….quero deixar a vcs irmãos de vida..meus melhores momentos, os que mais significaram..(sempre foram os mais simples), desejo que esta energia possa de alguma forma, envolver seus pensamentos, e que cada momento possa ser entendido e compreendido, oferecendo-lhes Paz, Carinho, Conforto espiritial, enfim, AMOR !!!
Que o nosso DEUs nos abenções !!!
A vc Paulo..ofereço a LUZ !!
ESTIMADO PAULO,
ACABEI DE RECEBER CORRESPONDÊNCIA SUA COM O CONTO DE NATAL. GOSTARIA DE AGRADECER IMENSAMENTE PELO SEU JEITO DE SER, SEMPRE PRÓXIMO DE SEUS LEITORES QUE TANTO TE ADMIRAM. NÃO É FÁCIL ENCONTRAR PESSOAS COMO VOCÊ. É UMA HONRA PARA MIM VIVER EM UMA ÉPOCA EM QUE POSSO TER CONTATO DIRETO COM UM SER TÃO ILUMINADO QUE NEM SEI ONDE SE ENCONTRA NESSE EXATO MOMENTO, MAS COM CERTEZA ESTÁ PRÓXIMO ATRAVÉS DA INTERNET E DOS LIVROS. QUE 2007 SEJA DE MUITAS BENÇÃOS E SORTE PARA TODOS NÓS. UM ABRAÇO DE QUEM SEMPRE ESTÁ PRÓXIMO, JHONS.
Simplesmente chorei. Chorei pois peço todo dia que percebo minha criança que Deus me conserve assim. Obrigado.
adorei o comentário
mas estou ti mandando só para falar um oi
bjo
Olá Paulo,
Bom,primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelos grandes trabalhos que fez em sua carreira.Eu comecei a ler seus livros apenas agora,e na verdade eu não me recordo porque não o fiz antes,se eu já gostava de ler.
Li o último em primeiro e gostei muito.
Quanto a solidão,eu sei como ela é.Ela vem e permanece de uma maneira fria.No entanto,esses últimos meses,foi ela quem me deu mais luz.Você me deu mais luz em minha vida.
Lindo post!
adorei o conto!!!!
…
Oi Paulo,
Novamente li esse texto.
A renúncia talvez seja uma virtude, mas acho meio perigosa.
Acho que dependendo do caso, Deus não gosta muito.
A solidão, as vezes, passa…
Eu vim aqui hoje prá deixar um pequenino decreto, ou melhor , uma oração que acho linda e que vez por outra, ofereço para pessoas que tenho amor e carinho.
” Senhor!
Fecunda meu espírito de serenidade,
Sabedoria e tolerância;
Para que eu possa conceder
aos amigos, a alegria,
aos inimigos, o perdão
e aos dois, muito amor,
sempre!
assim seja,”
A você Paulo em especial, e a todos os companheiros leitores e ao pessoal que trabalha no blog, orkut…
Desejo FELIZ ANO NOVO :
Amor em abundância, Fartura em saúde e dinheiro,
Alegrias sempre.
E o mais importante para todos nós :
Muita proteção de DEUS Pai/Mãe; e dos queridos Arcanjos e Anjos .
Beijocas,
Mari.
Caro Paulo,
Quando li agora em seu texto: “há 20 anos atrás…” me lembrei quando 20 anos atrás muitos criticos(?) desciam a lenha em você dizendo até que não sabia escrever o portugues correto usando o exemplo da música ” há dez mil anos atrás”
Hoje, vejo muitos dos mesmos críticos, te chamar de Mestre.
Desta vez foi ironia ou provocação?
Muita saúde,
Fico sempre encantada com os textos que escreve.
Estou certa que o seu novo libro vai encontrar o mesmo sucesso que os outros.
Já visitei o sítio pirata. O pirata é extraordinário. Terá perna de pau?
Cara de mau, em todo caso não tem.
Um abraço.
Leo
[quote comment="443"]Querido Paulo coelho,
PRIMEIRAMENTE DEVO DIZER QUE QUANDO LI BRIDA,O MESMO TRANSFORMOU MINHA VIDA.
DEPOIS NUNCA MAIS CONSEGUI PARAR DE LER SEUS LIVROS.
ANTES MESMO DE CONHECÊ-LO,SEMPRE FUI FÃ DO RAUL SEIXAS.
MUITO TEMPO DEPOIS,QUANDO PROCUREI SABER MAIS SOBRE VC,E QUE SOUBE DA SUA LINDA AMIZADE COM RAUL.
AGRADEÇO A DEUS,POR TER ME DADO A SENSIBILIDADE DE APRENDER MUITO COM AS MUSICAS DO RAUL,QUE MUITAS TAMBEM SÃO DE SUA AUTORIA,E TER A HONRRA DE SER ASSIDUAMENTE LEITORA DOS SEUS LIVROS.
BEIJOS,PAZ E MUITA VIDA P/ VC!
ANDREA MIRANDA
Boa noite Paulo Coelho;
Conforme já referi no meu comentário sobre a “soberba” em #Guerreiro de Luz”, aqui estou eu mais uma vez a elogiar as suas belas obras literárias. Já li quase todas e, todas elas tocam-me bem fundo, por vezes chorando ao ler os seus livros. A sua sensibilidade, a sua escrita toda ela carregada dum simbolismo humano, onde encontramos sempre aquele amor ao próximo, a humildade, a solidariedade e a grande Fé que todos devemos ter por Deus. A solidão é algo duro, e´sofrimento para uns, é dor, mas há quem a escolha por opção de vida. Eu gosto da solidão, porque na solidão encontro-me comigo mesma; escrevo muito; porque escrever para mim é uma forma de estar na vida. Ao longo destes anos e, lendo os seus livros, aprendi que na tristeza, na dor pela perda dos nossos entes mais queridos, devemos aceitar não como um castigo de Deus como ouço muitos dizerem, ou Tenho aue ir à bruxa”. Não! Devemos como Pauilo Coelho diz em vários excertos de livros, quase todos, que tudo na vida tem sentido e devemos emcarar os osbtáculos, os desafios e saber enfrentá-los pois a vida é uma caminhada, uma passagem, onde devemos sempre seguir o caminho certo iluminado pela Fé. Um abraço Paulo Coelho da sempre amiga Maria Helena Almeida
Mas a solidao e algo otimo para meditar,encontrar-se falar com anjos…por falar em anjos,porque Paulo foi para o deserto para falar com seu anjo? Quando o filho de Maria foi para o deserto,dizem que foi tentado pelo demonio…
Paulo,porque o exercicio do Mensageiro citado em o Diario de um Mago nao pode ser feito?Porque esta incompleto? Porque uma pessoa comum nao pode tentar? ja que o Mago e uma pessoa Especial,mas e tambem uma pessoa comum , que fez tudo igual a todo mundo? e ja que todas as pessoas tambem sao especiais?
Se puder responder fico grata. Marisa.
Paulo Coelho…hoje gostaria de reverencia-lo com minhas maos postas como os budistas o fazem quando entram nos templos ou se comprimentam.esta suas linhas foram as mais belas que ouvi voce falar,ou melhor,escrever até entao.É de um romantismo e de uma verdade tao grande o que voce escreveu nos dizendo,falando de toda a paisagem que houve segundos que senti o cheiro do lugar,a solidao de Fernando Pessoa,ouvi o latido dos caes,enfim toda a paisagem e sentimento entraram em mim e por alguns minutos me transportei até Portugal e senti tudo que voce sentia dentro do seu silencio exposto para a Humanidade.Senti a dor do parto da separacao da obra do artista.Esse livro agora nao mais te pertence e sim ao mundo-Essa hora é muito triste e sensível para os artistas pois realmente estao dando seu filho (que é sua obra) para o mundo.é um sentimento como quando separamos dos nossos filhos.Eu chorei e estou chorando de novo…e te reverencio com todo meu respeito e amor por compartilhar conosco esse sentimento tao íntimo que deixou de seo seu momento e passou a ser o momento mais íntimo do escritor que se despe diante seus leitores.Você é ímpar!Que os portugueses te amem como muitos países já te amam.E te respeitem e te homenageiem como você os homenageou com seus sentimentos vendo o Tejo,as ruelas,seus odores,suas cores,seus sons.Portugal é tudo de bom!Quero ir para Portugal conhecer Évora,a cidade de Florbela Espanca.Minha reverencia à voce.nao fique triste/annamaria e sua fiel cadelinha pipi.
Caro Mago, suas obras sao de belezas inquestionáveis, que tocam o coração e a alma do leitor. Saiba que li quase todas e a cada obra que leio, e tenho certeza que os outraos também, tiram para si uma nova lição, uma nova visão em relaçao a sentir as bençãos de Deus e as oportunidades e desafios que ele te oferece. As obras que mais gostei e me indentifiquei foram “O Monte Cinco, O Alquimista e Brida”, mas como uma leitora que postou aqui nessa página questiona, gostaria de saber pq o EXERCICIO DO MENSAGEIRO nao foi citado por completo em seu livro.?? Levanto os mesmos questionamentos que ela. Te admiro e te considero um dos maiores escritores e pq não, artista que o Brsail possui atualmente. Parabéns
São paulo, 10 de dezembro de 2007
Sr Paulo Coelho,
Saudações!
Gostaria antes de mais nada dizer que admiro muito seu trabalho
não perguntar porque não deixou completo o ritual do mesageiro
pois bem sei que os caminhos da Magia(ciência sagrada) não podem ser profanados e não é uma brincadeira é uma coisa muito forte e até perigosa pois bem, estou aprendendo Magia sozinho e me projeto consiente no astral, estou estudando Franz Bardon, seus livros e também J.R.R abrahão o 4 secredo e o curso de Magia de J.R.R abrahão e alguns livros Gnósticos.
Quero saber o seguinte se este Mensageiro é o mesmo guardião do umbral descrito pela Gnose?
Sucesso!!!
Que a providencia Divina o favoreça todos os dias de sua vida.
Angelos Theou…
Paulo, Encontrei Isto na Internet Sobre o Ritual do Menssageiro… Queria Saber o Que Acha e Eu Queria Muito Conversar Com Meu Menssageiro, Pedir Conselhos Etc… Porquê Não Aconselha Sua Invocação? Peço Que Por Favor Responda.
“RITUAL DE INVOCAÇÃO DO MENSAGEIRO - Deita-se ou senta-se em um lugar bem confortável de forma que nenhum músculo esteja contraído ou tencionado. Fecham-se os olhos e fica-se assim durante alguns segundos, procurando ouvir os sons exteriores e classificando cada um deles. Passa-se, então, a identificar os sons mais distantes e a respirar mais devagar. Quando sentir que as pernas estão “balançando” abre-se contagem (em pensamento) lentamente de sete a um. Ao terminar, visualiza-se com os olhos fechados duas fogueiras no chão, separadas por um metro de distância. Então se pronuncia as palavras rituais (não colocarei as palavras por segurança) e ordena-se que seu mensageiro apareça. Muitas vezes ele não vem na primeira tentativa ou vem e não diz nada, outras vezes você pode vê-lo ao fundo, meio acanhado. Depois de uma certa insistência sua, ele começa a falar contigo e lhe diz o seu nome. Então se fecha o ritual agradecendo a Satã pela benção obtida (absurdo!). E pronunciam-se as palavras de encerramento. O nome do seu guia ou mensageiro é o seu nome mágico, ninguém pode sabê-lo, senão você poderia ser destruído”
caro paulo leio seus livros deis dos meus 9 anos de idade sempre te admirei mais lia por que eu era fascinado por magia …
hoje tenho 17 anos e nao sou tao fascinado quanto era porem ainda gosto apesar de nao saber muita coisa…
sei que vc nem pode ser isto caso leia iria gostar de saber que vc leu esta mensagem q estou deixando para vc
só comecei entender seus livros agora pois vc utiliza muitas metaforas para expressar seus pensamentos….
Abraços Paulo
Alex
[quote comment="5061"]São paulo, 10 de dezembro de 2007
Sr Paulo Coelho,
Saudações!
Gostaria antes de mais nada dizer que admiro muito seu trabalho
não perguntar porque não deixou completo o ritual do mesageiro
pois bem sei que os caminhos da Magia(ciência sagrada) não podem ser profanados e não é uma brincadeira é uma coisa muito forte e até perigosa pois bem, estou aprendendo Magia sozinho e me projeto consiente no astral, estou estudando Franz Bardon, seus livros e também J.R.R abrahão o 4 secredo e o curso de Magia de J.R.R abrahão e alguns livros Gnósticos.
Quero saber o seguinte se este Mensageiro é o mesmo guardião do umbral descrito pela Gnose?
Sucesso!!!
Que a providencia Divina o favoreça todos os dias de sua vida.
Angelos Theou…[/quote]
gostaria de saber o original e como se comunicar com meu mensageiro minha colega consegui com seu d livro ,mas nao esta incopleto ?eu nao conseguir.eu quria o original