Paulo Coelho

Stories & Reflections

1 MIN LEITURA: como a trilha foi aberta

Author: Paulo Coelho

Um dia, um bezerro precisou atravessar uma floresta virgem para voltar a seu pasto. Sendo animal irracional, abriu uma trilha tortuosa, cheia de curvas, subindo e descendo colinas.

No dia seguinte, um cí£o usou essa mesma trilha para atravessar a floresta. Depois foi a vez de um carneiro, lí­der de um rebanho, que vendo o espaí§o já aberto, fez seus companheiros seguirem por ali.

Mais tarde, os homens comeí§aram a usar esse caminho: abaixavam-se, desviavam-se de obstáculos, reclamando e praguejando – com toda razí£o.

Mas ní£o faziam nada para criar uma nova alternativa.

Depois de tanto uso, a trilha acabou virando uma estradinha onde os pobres animais se cansavam sob cargas pesadas, sendo obrigados a percorrer em tríªs horas uma distí¢ncia que poderia ser vencida em 30 minutos, caso ní£o seguissem o caminho aberto por um bezerro.

Muitos anos se passaram e a estradinha tornou-se a rua principal de um vilarejo, e posteriormente a avenida principal de uma cidade. Todos reclamavam do trí¢nsito, porque o trajeto era o pior possí­vel.

Enquanto isso, a velha e sábia floresta ria, ao ver que os homens tem a tendíªncia de seguir como cegos o caminho que já está aberto, sem nunca se perguntarem se aquela é a melhor escolha.

(baseado em uma história da India)

 
 
 

Livraria Online AQUI
Meus livros em Kindle AQUI

Subscribe to Blog

Join 16.9K other subscribers

Stories & Reflections

Social

Paulo Coelho Foundation

Gifts, keepsakes and other souvenirs

Souvenirs