Paulo Coelho

Stories & Reflections

Manual de matar trolls

Author: Paulo Coelho

“E tendo feito um azorrague de cordéis, laní§ou todos fora”(Joí£o, 2:15)

1] Bullying (trolagem) só ocorre com quem tem alguma releví¢ncia. Se voce está sendo trolado, é porque está acima da média.
Ní£o concorda? Basta ir para algum portal, abrir uma noticia de celebridade, e olhar os comentários. Qualquer celebridade – seja ela artista, polí­tica, esportista.
2] A anonimidade na internet é covarde. Os trolls sí£o pessoas com um comportamento doentio, mas que podem causar mal aos mais fracos.
3] Só existe uma maneira de reagir: deixando bem claro que qualquer coisa que escreverem sobre vocíª terá consequíªncias no futuro. Talvez ní£o no próximo míªs, nem no próximo ano, mas um dia eles ví£o precisar de sua ajuda.
4] E vocíª, claro, ní£o vai ajudar. Porque tem um a lista com o nome de todos os que pertencem í s trevas.
5] crie esta lista agora. Mantenha-a atualizada. E desta maneira voce sempre terá a última palavra.
Os trolls ní£o merecem respeito, porque ní£o respeitam ninguem, e se acham o máximo porque ingenuamente pensam que estí£o atuando de maneira aní´nima.

NOTAS
Muita gente pode dizer: “isso é vinganí§a!”. Nada mais errado. Vocíª merece respeito – e respeito é uma conquista, ní£o uma coisa que deve tomar como garantida.
Cabe a vocíª lutar contra aqueles que querem cobrir o mundo de negatividade e de trevas.
Quando eu era jovem fui muito trolado na escola. Os outros me atacavam para poder brilhar. Eu ní£o tinha como me defender, e tudo que pude fazer foi esperar o momento do contra-ataque, qeu sempre surge.
Podia também me dar por vencido, acreditar que ní£o valia nada. Mas desde sempre tive essa idéia do “guerreiro da luz”, aquele que está sempre sendo testado, e precisa aceitar desafios.
Nesta altura (devia ter uns 16 anos) resolvi criar duas listas. A de pessoas que me apoiavam e me ajudavam (Lista da Luz) e a dos que insistiam em me colocar para baixo ( Lista Negra)

Hoje em dia já ní£o me ocupo mais disso, mas meu escritório varre sistematicamente a internet, e anota os nomes da lista negra.
Nestes dez anos passados, por exemplo, pelo menos umas 150 pessoas que me atacaram vieram me pedir favores.
Achavam que eu tinha esquecido. Um deles inclusive veio me pedir voto para uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, da qual sou membro.
Outros, escritores e musicos aspirantes, que pediam um apoio para seus trabalhos mas que ní£o hesitavam em falar mal em comunidades sociais.
Claro que nunca me lembro de quem fala mal, e raramente leio o que escrevem. Mas antes de fazer qualquer favor eu consulto meu escritório.
ee o nome estiver ali, serei muito gentil mas farei questí£o de lembrar í  pessoa o que ela disse, e por essa razí£o ní£o me julgo “í  altura” de fazer qualquer coisa.

ANEXOS
A Lei de Jante (Portugues)
11 Facts about Bullying
A few real life cases young kids committing suicide as a consequence of cyberbullying
 
 

Subscribe to Blog

Join 16.9K other subscribers

Stories & Reflections

Social

Paulo Coelho Foundation

Gifts, keepsakes and other souvenirs

Souvenirs